A Educação Infantil no Colégio São Domingos

A Educação Infantil é uma etapa da vida escolar de extrema importância. É um período de infinitas descobertas e experimentações. O papel da escola torna-se fundamental. O desenvolvimento integral nas dimensões cognitiva, afetiva, moral, ética e estética, de relação interpessoal e inserção social, conforme propõe a Lei de Diretrizes e Bases e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é a meta do CSD.

No Colégio São Domingos, todas as atividades são planejadas e preparadas de forma a valorizar o ser humano e seus conhecimentos prévios, respeitando o contexto e as experiências do aluno, ampliando as suas possibilidades de aprendizagem.

Para que essa aprendizagem seja significativa é necessário oferecer à criança um ambiente alegre, afetuoso, dinâmico, lúdico e desafiador. Ao brincar, experimentar e descobrir, a criança desenvolve suas habilidades de raciocínio, linguagem e expressão, se posiciona como um sujeito com características próprias que faz parte de uma cultura. Percebe, também, seus próprios limites e capacidades na busca pela autonomia e aprende a se relacionar em sociedade.

O professor exerce a função de mediador ao transformar as finalidades educativas em metas e planos de ação.

A Proposta Pedagógica contempla, também, a busca de um ser humano ético, justo e solidário tendo como prática diária a construção de relacionamentos sólidos.

A Educação Religiosa, no CSD, é plural, visa à busca do transcendente, ao compromisso com uma causa maior e à solidariedade, à luz dos valores dominicanos.