Nesta etapa da vida escolar, os adolescentes se preparam para desafios cada vez maiores, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, encerram um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.

Assim, o CSD trabalha numa linha que procura dar significado ao conhecimento escolar, mediante a sua contextualização. O Ensino Médio do Colégio São Domingos propõe o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao exercício da cidadania e enfatiza a formação geral para que o aluno, ao terminar essa fase, esteja preparado não só para o processo seletivo do ENEM/Vestibular, mas também para a vida.

Considerando que o processo de escolha de uma carreira na universidade constitui o primeiro esboço de um projeto de vida profissional, o trabalho desenvolvido, neste segmento, proporciona aos alunos uma reflexão consistente sobre os primeiros passos de inserção no “mundo do trabalho”. A contribuição técnica e humanística do corpo docente e da coordenação pedagógica possibilita maior assertividade na opção por uma carreira universitária. Portanto, o papel do Ensino Médio na vida dos alunos, torna-se cada vez mais importante.