Publicado em 21.05.2018 - Fique por Dentro - Sem comentários

Maternal 1
Ateliês: Latas coloridas, cubos e bolas coloridas, trilha das cores (diferentes texturas), brinquedos de encaixe, bichinhos de pelúcia, animais em miniatura, trilha com o plástico bolha, brinquedos de empilhar, carrinhos e brinquedos de casa.
Rodinha (Linguagem e Matemática): Oração, músicas, cantar e fazer gestos. Caixa surpresa: luvas de sensações! Sentir as diferentes texturas manuseando as luvas. Conversa informal sobre o dia do abraço. Caixa surpresa: bonecas. Mural de texturas: diversos materiais. Pescaria na farinha de trigo. Contação de história. Conceitos: duro/macio, dentro/fora e grande/pequeno. Realizar contagem das crianças e separação por gênero. Explorar e identificar cores primárias. Dia da fruta: contagem, cores, texturas, tamanhos, quantidades e classificação.
Psicomotricidade: Brincadeiras livres no pátio com bolinhas coloridas. Andar e pular na trilha. Gramado: andar, andar rápido e correr para abraçar a árvore. Passear de mãos dadas com o colega. Pátio: passear com os brinquedos puxando-os pelo barbante. Andar, pular e dançar sobre o plástico bolha. Brincadeiras livres com os brinquedos de casa.
Natureza e sociedade: Adquirir sensibilidade corporal. Contato de diversos materiais com o corpo. Experimentar o contato com a natureza. Degustar frutas variadas.
Ensino Religioso: Minhas mãos fazem tanta coisa! Gestos de cuidado e afeto.  Meus pés me levam longe!
Arte: Pintura: carimbo com as mãos formando um coração.
Carimbo com os pés.
História: Livro: Adivinha o quanto eu te amo? Autor: Sam McBratney.
Músicas:  Palminhas, palminhas! – Meu pintinho amarelinho – A dona aranha – Cinco palavrinhas mágicas – Patinho, patinho, correu, fugiu – Ai bota aqui o seu pezinho – O sapo não lava o pé.

Maternal 2
Ateliê:  trilha pés e mãos. Bolinhas coloridas, acessórios para jogo simbólico, pequeno construtor, desenho com giz de cera, brinquedos aramados, brinquedos de encaixe, brinquedos de empilhar.
Linguagem e Matemática: Caixa surpresa (apresentação dos numerais de 1 a 5), exploração diversa das histórias da semana, trabalho com os conceitos matemáticos grande/pequeno, cheio/vazio, boliche, bambolê.
Psicomotricidade: trilha dos pés e mãos, circuitos motores no pátio, boliche, brincadeira com bambolê.
História: Cachinhos dourados e os três ursos.
Ensino Religioso: Rodinha – Como podemos cuidar dos nossos colegas?
Arte: pintura – Projeto Matemática
Músicas: Os indiozinhos, 5 patinhos, Mariana conta 1, Cinco na cama, 1,2, feijão com arroz, Cabeça, ombro, joelho e pé., 5 macaquinhos

Maternal 3
Ateliê:  pintura de círculos (tinta e rolinho), quebra-cabeça, recorte, traçado da letra F com tampinhas, bolinhas de papel crepom.
Linguagem: Projeto abecedário dos Bichos – letra F, banco de palavras – FADA, FEIJÃO, FILHO, FORMIGA, FUMAÇA, exploração diversa das histórias da semana, músicas.
Matemática: Início do projeto LIVRO DOS NÚMEROS, BICHOS E FLORES,  contagem em série, quantificação das letras das palavras do banco de palavras, exploração dos conceitos muito/pouco, cheio/vazio, antes/depois, montagem do gráfico das histórias preferidas da turma, trabalho com sequência de cores e formas.
Psicomotricidade: brincadeiras: amarelinha, corre cutia, morto-vivo, circuitos motores no pátio (linha e movimento sensorial)
Histórias:  Chapeuzinho amarelo (vídeo), Hum, que gostoso (livro), Cachinhos dourados (livro), a cigarra e a formiga (livro), O girassol solitário (livro)
Ensino Religioso:  Rodinha de conversa sobre as famílias das crianças.
Arte: LIVRO DOS NÚMEROS BICHOS E FLORES (FASE DA PINTURA)
Músicas: aula de música,  Massinha – Xuxa, Quem tem medo do lobo mal, Fui ao mercado, Tão grande.