A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade.

O adjetivo ”inclusivo” é usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência.

Todas as escolas devem ser cada vez mais inclusivas, buscando caminhos para que a diversidade conviva harmoniosamente.

As diferenças devem ser respeitadas, as deficiências devem ser assumidas e transformadas em potencialidades. É importante dizer que “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.”

A família é o primeiro grupo social da criança onde se forma a sua individualidade, se aprende sobre o mundo, sobre regras e valores e como interagir com seu meio. Porém, num determinado momento da vida da criança, somente a família não é mais suficiente para garantir o seu desenvolvimento pleno. É necessário que a criança seja inserida na escola.

 

Abaixo algumas indicações bibliográficas sobre Educação Inclusiva

  • Informações Pedagógicas – Atendimento Educacional Especializado – Aspectos legais e orientações pedagógicas  . FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga; PANTOJA, Luíza de Marillac e MANTOAN, Maria Teresa Eglér (2007) Brasília – DF
  • Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Mental .GOMES, Adriana L. Limaverde; FFERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; e MANTOAN, Maria Teresa Eglér e FIGUEIREDO, Rita Vieira. (2007) Brasília – DF
  • A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento –MORIN, E. (2001) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
  • A educação no século XXI – os desafios do futuro imediato.IMBERNÓN, F. (2000) Porto Alegre: Artes Médicas.
  • A integração de pessoas com deficiência. Contribuições par um reflexo sobre o tema.MANTOAN, Maria Teresa Eglér (1997) – São Paulo: MENNON, edições científicas.
  • A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. MANTONA, Maria Teresa Eglér (1997) São Paulo: Mennon/SENAC.
  • A pedagogia na escola das diferenças – fragmentos de uma sociologia do fracasso.PERRENOUD, P. (org.) Porto Alegre: ARTMED. 2a. edição.
  • Ciladas da diferença.PIERUCCI, Antonio Flávio (1999) São Paulo: Editora 34.
  • Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas.AQUINO, Júlio (org) (1998) São Paulo: Summus Editorial.
  • Diversidade na Educação – Secretaria da Educação Especial; 1999 . Revista Integração. Ano 9 No. 21
  • Enfrentando a deficiência. VASH, C. (1988) São Paulo: Pioneira.
  • Inclusão – um guia para educadores .STAIMBACK, Suzan e STAIMBACK, William (org) (1999) Porto Alegre: Artes Médicas.
  • Inclusão: construindo uma sociedade para todo.Romeu Kazumi Sassaki (1997) editora WVA, Rio de Janeiro.
  • Inclusão: Uma revolução na saúde. José Ferreira Belisário Filho (1999) Rio de Janeiro: editora WVA.
  • Integração escolar. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria da Educação Especial. (1997). Revista Integração Ano 7, No. 19
  • Integração escolar. Secretaria da Educação Especial; 1998 Revista Integração. Ano 8 No. 20
  • Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Claudia Werneck (1997) Editora WVA, Rio de Janeiro.
  • O elogio da diferença OLIVEIRA, Rosiska de (1991) São Paulo: Brasiliense.
  • O papel do outro na consciência do eu.WALLON, H. In WEREBE, M.J.G. (org.) Henri Wallon. São Paulo: Atica
  • O sentido da escola. ALVES, Nilda (org.) (1999) Rio de Janeiro: DP&A .
  • O sentido da Escola. ALVES, Nilda (org.) (2000) Rio de Janeiro: DP&A
  • Os sete saberes necessários à educação do futuro. MORIN, E. (2000). Trad. Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya – ver. Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; BRASÍLIA, DF: Unesco.
  • Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. TOURAINE, Alain (1998). tradução Jaime Clasen e Ephraim F. Alves Petrópolis/RJ: Vozes.
  • Por uma educação que caminha para o futuro – breve ensaio sobre perspectivas e redimensionamentos da escola e do papel do professor. MANTONA, Maria Teresa Eglér (1996) In VALENTE, J. A . (org.) O professor no ambiente Logo: formação e atuação. Campinas/São Paulo: Unicamp/NIED.
  • Ser ou Estar, eis a questão. Compreendendo o déficit intelectual. MANTOAN, Maria Teresa Eglér (1997) Rio de Janeiro: WVA Editores.
  • Sociedade inclusiva: Quem cabe no seu todos? Editora WVA, Rio de Janeiro, 1999;