Normas Disciplinares

As normas disciplinares são instrumentos necessários para que os envolvidos no processo educacional cumpram seus papéis, a aprendizagem aconteça e a convivência seja a melhor possível.

O Colégio opta por um código normativo comum, elaborado de forma participativa pelos professores e equipe técnica.

 É vedado ao aluno:

  • Entrar em classe ou dela sair, sem permissão do professor.
  • Cabular aula dentro da Escola.
  • Usar adereços que dificultem o reconhecimento da fisionomia do aluno.
  • Falsificar assinatura.
  • Ter posturas inadequadas nas dependências e no entorno da Escola: namoros inconvenientes, palavras inapropriadas ou ofensivas.
  • Promover e realizar festas em salas de aula, sem prévia autorização da Coordenação Pedagógica.
  • Consumir guloseimas, tais como chicletes, balas, pirulitos e similares no período de atividades escolares.
  • Ocupar-se, durante a aula, de qualquer atividade que lhe seja alheia.
  • Impedir entrada de colegas na escola ou nas aulas, incitá-los às ausências coletivas ou delas participar.
  • Levar para a escola, portar, utilizar ou distribuir em suas dependências, instrumentos ou objetos considerados ofensivos à moral, aos bons costumes, à sua segurança pessoal e à segurança coletiva, aqui incluídos quaisquer formas de armas, “canetas laser”, recipientes que contenham qualquer tipo de gás e objetos de qualquer natureza que atentem contra a sua integridade física/moral ou de outrem, como: textos, gravuras, revistas, dvd’s, cd’s, vídeos, ovos, farinha e materiais utilizados para trotes e brincadeiras.
  • Levar para a escola, portar, utilizar ou distribuir em suas dependências ou em seu entorno quaisquer substâncias consideradas tóxicas ou de uso, socialmente, não recomendado ou aceito (ex.: cigarro, fumo de mascar, bebidas alcoólicas, drogas…)
  • Levar para a escola, portar ou utilizar em suas dependências quaisquer objetos de uso não pedagógico ou de valor, incluídos aqui telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos similares. O empréstimo, perda ou extravio de tais bens será de inteira responsabilidade do aluno, eximindo-se a escola de qualquer responsabilidade sobre a indenização ou reparação, seja por danos, por roubo ou extravio dos mesmos.
  • Fazer uso de telefone celular e/ou outros equipamentos eletrônicos similares durante o período de aulas.
  • Utilizar-se de qualquer instrumento que possa caracterizar-se como “cola”, durante o processo de avaliação, incluindo telefones móveis. Caso essa situação seja constatada pelo professor, a nota da avaliação será zerada.
  • Quando houver vazamento de dados relativos a avaliações, as mesmas serão anuladas para todos os alunos.
  • Promover coletas, rifas e subscrições, dentro ou fora da Escola, usando o nome de quaisquer setores do estabelecimento escolar, salvo quando houver autorização, por escrito, da diretoria.
  • Denegrir a imagem da Instituição Escolar ou de seus profissionais, sobretudo através da utilização de recursos da Tecnologia da Informação e da sua divulgação através da Rede de Informações – INTERNET.
  • Utilizar a logomarca e o nome da escola sem prévio conhecimento e autorização da diretoria.
  • Promover ou participar de movimentos de hostilidade ou desprestígio à comunidade escolar.
  • Utilizar-se de livros, cadernos e outros materiais dos colegas, sem o consentimento destes.
  • Distrair a atenção dos colegas, durante as aulas, com brincadeiras ou de qualquer outra forma.
  • Permanecer nos recreios e intervalos fora dos recintos que lhe forem destinados, bem como transitar pelos corredores no período de aula, perturbando o ambiente escolar.
  • Praticar qualquer tipo de comércio nas dependências da escola.
  • Depredar o patrimônio da Escola por meio de pichação, destruição, mau uso do mobiliário escolar e equipamentos de qualquer natureza. O responsável financeiro pelo aluno fará o ressarcimento dos danos causados pelo mesmo.
  • Afixar cartazes e/ou propaganda de festas ou eventos externos, no interior da Escola, sem a autorização da Secretaria.
  • Introduzir, no espaço escolar, pessoas que não façam parte do quadro da Instituição, salvo quando houver autorização da Direção.
  • Brigar, incentivar brigas, organizar grupos e ameaçar colegas.
  • Fazer brincadeiras que resultem em toques corporais inconvenientes ou agressivos.
  • Desrespeitar, desacatar, agredir verbal e /ou fisicamente os professores, profissionais, alunos e pais da escola. (Bullying)
  • Fornecer a senha pessoal de acesso ao Portal Educacional da escola a outras pessoas.
  • Utilizar material didático xerocopiado, incluindo os livros adotados pelo Colégio São Domingos.

Penalidades

A falta de cumprimento de seus deveres, obrigações e das normas combinadas e/ou estabelecidas sujeita os alunos às seguintes penalidades, que deverão ser aplicadas, conforme a gravidade das faltas:

  1. repreensão ou advertência oral e escrita, pelo professor e/ou Assistente de Alunos;
  2. encaminhamento do aluno para o Serviço de Orientação Educacional, Assistência de Alunos e/ou Coordenação Pedagógica, para análise e reflexão sobre as suas atitudes e assinatura de termo de compromisso de mudança;
  3. convocação dos pais ou responsáveis pela Coordenação Pedagógica e/ou Orientação Educacional, para informar-lhes sobre as atitudes do aluno, solicitando-lhes parceria para a sua mudança de comportamento;
  4. exclusão temporária da sala de aula;
  5. suspensão das atividades escolares;
  6. transferência compulsória.